quinta-feira, 29 de março de 2018




Com muita satisfação informamos que foi lançado no dia 27 de março de 2018 o E-book:
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO NORDESTE DO BRASIL

O livro conta com a coletânea de 18 capítulos elaborados por mais de 40 autores que atuam em universidades, instituições de pesquisa e outros na gestão de resíduos no Nordeste do Brasil. Foram contemplados sete dos nove estados da região. O evento de lançamento contou com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco - SEMAS.


O E-book encontra-se disponível no site da Editora da UFRJ - Clique aqui


A Superintendência de Infraestrutura da UFPE lançou uma série de manuais para auxiliar a gestão de resíduos no Campus universitário. Uma iniciativa da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA).

Para visualizar o material, Clique aqui




sexta-feira, 2 de março de 2018

Visita técnica - Sinctronics em Sorocaba


Em 1º de março de 2018 a equipe da pesquisa Latin American-European network on waste electrical and electronic equipment research, development and analyses (LaWEEEda) visitou a unidade da Sinctronics em Sorocaba. Participam deste projeto no Brasil pesquisadores da UNESP e UFRJ, com a colaboração do CETEM/MCTIC.



Esta empresa é uma das especializadas na gestão de resíduos eletroeletrônicos no país e hoje conta com uma diversificada linha de manufatura reversa, destinação e geração de produtos a partir de recursos secundários.

A empresa produz, a partir do conceito da Economia Circular, componentes que fazem parte da cadeia de suprimentos de produtos de tecnologia e informática. O processo surpreende pela inovação, lean production e a diversidade de materiais processados.

GESTÃO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS NO RIO DE JANEIRO


Várias pessoas já perceberam o risco de destinar de forma incorreta os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Os riscos à saúde e ao meio ambiente são questões a serem consideradas e o consumidor tem um papel fundamental na gestão dessa categoria de resíduos.



A principal responsabilidade do consumidor é descartar de forma adequada, para tanto, a reportagem traz alguns elementos importantes sobre a destinação - Clique aqui